Antonio Izidoro - CRP: 14/02004-4
Isabela Rocha Izidoro - CRP: 14/07081-8
Lilian C. R. Izidoro - CRP: 14/01744-8

 

Firmino Vieira de Matos, 1297 - Dourados/MS
Tel: (67) 3421-8139 | 99696-8139

 

Psicoterapia de casal

É uma modalidade de psicoterapia que envolve auxiliar os membros do casal a tomarem consciência dos pensamentos disfuncionais que praticam na sua relação, os quais levam a conflito nas suas interações. As expectativas que os membros do casal trazem para sua relação, a propósito de sua intimidade e dos seus papéis, serão o foco específico da sua terapia.

Relacionamentos problemáticos geralmente acontecem quando um ou ambos possuem crenças irracionais ou expectativas irrealistas sobre eles mesmos e o relacionamento. Como resultado os casais fazem atribuições negativas acerca dos comportamentos um do outro, o que conduz a opiniões generalizadas um do outro feitas sob uma ótica exclusivamente negativa.

Os membros do casal tendem então a dar mais atenção aos comportamentos negativos um do outro, não notando suas ações positivas. Isto os atira para uma espiral continua de interação conflituosa, até estarem constantemente discutindo ou a ignorarem-se completamente. A terapia cognitiva comportamental com casais usa um conjunto de princípios e técnicas concebíveis para alterar e expandir as perspectivas dos cônjuges na interpretação que fazem dos significados e causas dos seus comportamentos.

São por meio destas técnicas que os casais aprendem a corrigir as suas interações menos corretas e a melhorar o seu relacionamento. Os atendimentos são semanais variando entre um ou dois encontros, dependendo da demanda do casal. A duração de cada atendimento é de 75 (setenta e cinco) minutos. Os honorários e a data de pagamento serão combinadas entre as partes. Nos tratamentos psicoterápicos torna-se difícil predizer o tempo de duração, no entanto vale ressaltar que esta é uma abordagem breve que trabalha com metas terapêuticas. A psicoterapia de casal poderá se encerrar através da alta dada pelo terapeuta ou através da solicitação do casal ou de um dos cônjuges em interromper o processo.

Rangé, B. P. & Dattilio, F. M. Casais. In. Rangé, B. P. e Colaboradores. (2001). Psicoterapia Comportamental e Cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Capitulo 15, 171-191p.

Marque uma consulta: preencha o formulário abaixo ou ligue (67) 3421-8139 | 99696-8139