Antonio Izidoro - CRP: 14/02004-4
Isabela Rocha Izidoro - CRP: 14/07081-8
Lilian C. R. Izidoro - CRP: 14/01744-8

 

Firmino Vieira de Matos, 1297 - Dourados/MS
Tel: (67) 3421-8139 | 99696-8139

 

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo. Constitui-se como um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos. É um processo técnico científico, dinâmico e organiza-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. É capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas. Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, dentre outros. Assim, dependendo dos objetivos da avaliação psicológica, a compreensão poderá abranger aspectos psicológicos de natureza diversa.

Oferecemos avaliação psicológica para os seguintes fins:

ANAC

A avaliação psicológica destinada à pilotos, segundo as regras e normas da ANAC, deve ser capaz de verificar constructos psicológicos, tais como: personalidade, atenção, memória e raciocínio. Devendo atestar a capacidade psicológica do candidato, para que exerça tais funções. Um processo de avaliação psicológica bem realizado, pode ser capaz de identificar as necessidades psicológicas do candidato, afim de que ele realize suas tarefas com maior eficiência e eficácia.

AVALIAÇÕES CIRÚRGICAS (bariátrica, laqueadura, vasectomia, plástica reparadora)

A avaliação psicológica pré-cirúrgica tem como objetivo verificar as capacidades psicológicas do candidato à cirurgia, de modo que se minimizem complicações emocionais quanto ao resultado das mesmas. Uma boa avaliação psicológica prévia pode ajudar o paciente a entender os resultados cirúrgicos e suas implicações em seus hábitos, costumes e pensamentos, com o objetivo de se adaptar melhor aos resultados esperados antes do procedimento.

AVALIAÇÃO DE QI

A inteligência tem sido um dos assuntos mais estudados ao longo dos anos, em grande parte devido à necessidade de explicar as diferenças individuais e sua utilização no uso de informações. A avalição do QI de crianças e adolescentes pode ser capaz de identificar tanto dificuldades em algumas áreas, quanto também altas habilidades, afim de adequar medidas educacionais e estratégias de aprendizagem à realidade de cada criança/adolescente.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

A avaliação psicológica para concursos públicos é breve e tem como objetivo verificar as capacidades psicológicas do candidato à vaga. Assegurando que o mesmo se encontra apto psicologicamente a arcar com as responsabilidades exigidas no cargo, assim como, se encontra psicologicamente saudável para realizar tais atividades.

Marque uma consulta: preencha o formulário abaixo ou ligue (67) 3421-8139 | 99696-8139
 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Escolher uma profissão, ou antes disso, escolher que caminho trilhar dentro de uma universidade, nem sempre é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas que se deparam com esta situação. Muitas são as dúvidas e os questionamentos envolvidos neste processo de escolha que parece ser tão definitivo. Quando as dúvidas são maiores que as certezas, um processo de orientação profissional pode fazer parte da solução. Quando se realiza um trabalho de orientação profissional, o psicólogo, juntamente com o paciente tenta encontrar as características pessoais que mais se sobressaem e também as aptidões e habilidades necessárias para cada campo de trabalho ou interesse. É um trabalho colaborativo, rápido e focado, que busca ajudar tanto os jovens que irão fazer essa escolha pela primeira vez, quanto àqueles que já fizeram uma escolha e desejam realizar uma mudança de carreira.

PERÍCIAS E LAUDOS PSICOLÓGICOS PERICIAIS CRIMINAIS

A perícia psicológica pericial no âmbito criminal é capaz de identificar caraterísticas estruturais e funcionais de personalidade que podem inviabilizar o retorno do reeducando ao convívio social, sem que antes seja submetido a tratamento especializado dentro do ambiente carcerário como acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Como também é capaz de mostrar aptidão do reeducando para retornar ao convívio social, sem que apresente periculosidade para si e para os outros. Podendo ser solicitada pelo juízo, promotoria e também defesa do réu.

Conselho Federal de Psicologia – CFP, (2013). Cartilha de Avaliação Psicológica – 2013. 1º edição, Brasília:DF, 54p.
Conselho Federal de Psicologia – CFP, (2010). Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília:DF, 196p.