Antonio Izidoro - CRP: 14/02004-4
Isabela Rocha Izidoro - CRP: 14/07081-8
Lilian Cecília Rocha - CRP: 14/01744-8

 

Firmino Vieira de Matos, 1297 - Dourados/MS
Tel: (67) 3421-8139 | 99696-8139

 

A DIFÍCIL TAREFA DE EDUCAR

 

Posso colocar de castigo? Retiro o celular? Será que são as amizades? Onde eu errei? Para aqueles que tem filhos e também para aqueles que almejam ter, a experiência da paternidade tem início antes mesmo deles virem ao mundo. Há o desejo que eles sejam saudáveis, felizes, bem-sucedidos e autoconfiantes. Ter um filho e cuidar dele é uma aposta alta. Entretanto, quando os pais acham que falharam nessa missão, são acometidos por sentimentos como ansiedade, frustação e até vergonha ou culpa.

De maneira geral, inúmeras são as variáveis que fogem do controle com relação ao desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, como questões temperamentais e constituições biológicas, que direcionam muitos dos seus comportamentos e formas de lidar com as situações. Todavia, sabe-se que questões ambientais como estabelecimento de rotina e de regras, ambiente familiar saudável e que atenda às necessidades emocionais dos pequenos são elementos chave para um desenvolvimento infantil saudável.

 

O processo de educar, além de envolver regras e rotina, também envolve as crenças dos pais sobre certo e errado, e influências de como eles mesmo foram educados por seus pais. Educar é uma tarefa árdua, que envolve dedicação quase exclusiva desde o nascimento do bebê até a independência dos adolescentes rumo a construção de suas próprias vidas.

A psicoterapia pode auxiliar tanto com relação a orientação aos pais, ajudando-os a lidarem com as suas angústias e com os desafios que podem aparecer no caminho, quanto com as próprias crianças e/ou adolescentes no sentido de mudar comportamentos, pensamentos ou sentimentos que podem estar atrapalhando ou influenciando negativamente no processo de desenvolvimento saudável dos mesmos.

 

Envie seu Comentário